OQUE É MAIS FACIL ?

Postagens populares

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
sábado, 12 de outubro de 2013

Síndrome de Habacuque


Quando nos lembramos de Habacuque a primeira coisa que vem á nossa mente é a oração que ele fez no cap 3 : 17 " ainda que a figueira não floreça , nem haja fruto na vide , o produto da oliveira minta , e os campos não produzam mantimentos , as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco , e nos currais não haja gado , todavia , eu me alegro no senhor , exulto no DEUS da minha salvação , o senhor DEUS é a minha fortaleza e faz os meus pés como os da corça e me faz andar altaneiramente". e pensamos é esse tipo de fé que quero pra mim ! mas você sabe qual a situação que ele estava vivendo quando fez esta oração ?
Vivemos em um mundo confuso e violento onde as pessoas são prisioneiras do medo. e até crianças são afetadas pelo pânico e segundo estatísticas somente no Brasil são 10 milhões de pessoas que sofrem com o mal da ansiedade. e o que causa a ansiedade ? quais são os seus efeitos no organismo humano ? vemos injustiças por todos os lados e de tudo que é jeito , é a onda crescente da violência ( assaltos, homicídios, crimes ) , é a corrupção na política , é a desigualdade social , o sucateamento de hospitais e escolas , a imoralidade sendo defendida e os bons costumes e a família sendo atacados , então chega uma hora que o seu desejo é gritar : CHEGA , BASTA , você quer extravasar a tua revolta , a tua indignação contra tudo isso que esta acontecendo a sua volta. obs : não é atoa que a população brasileira está bradando nas ruas e esse brado , e esse grito ecoou no congresso e no senado, pois bem , esta era a situação que Habacuque estava vivenciando. ele vivia numa sociedade corrupta , injusta , e imoral , até que um dia a sua indignação, sua revolta vem a tona e ele protesta , questiona , se manifesta , chega junto com mais veemência de DEUS ( 1 : 2 - 4 ). Habacuque é o único profeta que contesta , argumenta , até atrevidamente , o seu nome nos revela um pouco de sua personalidade ( briguento) mas segundo alguns estudiosos dizem que o significado de seu seu nome é : aquele que abraça. pouco se sabe sobre este profeta ( origem , época em que viveu ) se formos trazer ele pra nossa realidade diríamos que ele é aquele que abraça as causas sociais ( v. 4 ).
* podemos ver muita coragem , ousadia e permita - me falar até em peitulância de argumentar a DEUS da maneira que ele fez. " olha só a cena - o DEUS todo poderoso ( Sl 147 ) sendo confrontado por um réles mortal , é o barro arguíndo o oleiro."
* mas podemos também perceber inquietação , desespero e muita ANSIEDADE nessa atitude de Habacuque. para agir dessa maneira insana , louca , somente uma pessoa muita ansiosa. você pode perguntar PORQUE ? a ansiedade nos leva a agir com precipitação !
* você que está lendo esta mensagem pode discordar de tudo o que está escrito aqui e tenha um entendimento diferente mas aí é que vemos a beleza da palavra do senhor, ela se renova a todo instante, a toda hora , todo dia , mas foi essa revelação que me foi dada pelo Espírito Santo e espero sinceramente que ao ler se você estiver passando pela mesma situação a do profeta que o senhor fale profundamente contigo e que a tua fé nesse DEUS tão maravilhoso cresça.
* outra coisa que dá pra perceber " a paciência de DEUS" com Habacuque pois ouviu as suas queixas ( vs . 1 - 17) e respondeu as suas reclamações ( 1 : 5 - 11 / 2 : 1 - 20 )
Segundo especialistas o que causa a ansiedade é a insegurança , medo , e o pessimismo e também querer ter domínio sobre as circunstâncias da vida. e o interessante é que apesar de toda a indignação e revolta de Habacuque DEUS parece "colocar mais lenha na fogueira" quando começa a falar ( parece que esta elogiando , exaltando - 1 : 5 - 11) sobre os babilônios.
Sintomas da ansiedade - preocupação excessiva com motivos injustificáveis ou desproporcionais.
Como identificar uma pessoa ansiosa ? quando ela se cansa com facilidade , se assusta com facilidade , dificuldade para dormir , esquece de coisas com frequência.
Riscos - tomar atitudes por impulso ( precipitação ). Exemplos de outras personagens bíblicos que agiram com precipitação : Roboão ( na ânsia de ser aceito como rei pelas tribos do norte rejeitou o conselho dos anciões e aceitou os conselhos dos jovens 1 Rs 12 : 3 - 11 ) . O rei Davi ( quando ao invés de ir para a guerra ficou no castelo CUIDADO COM O SEU TEMPO OCIOSO e foi para sacada do palácio e viu betseba e assim se conheceram e pecaram e então para ocultarem o seu pecado Davi conspirou contra a vida de Urias 2 Sm 11 ) .
* Talvez você que está lendo essa mensagem se encontra assim ANSIOSA (O) assim como o senhor pacientemente ouviu as queixas de Habacuque e respondeu a todas dizendo a ele " eu estou no controle de todas as situações , sou eu quém exalto e sou eu quém derrubo, os maus e injustos não ficarão impunes" você até perguntou pela resposta de tua oração, o porque de tua benção não chegar logo, o porque de você não prosperar , crescer , o porque que o teu Ministério não flui, não vai pra frente , porque que o teu milagre não acontece. espera pelo agir do senhor e por sua resposta. que você não pare de crêr , mesmo quando questiona ao senhor ( Sl 116 : 11) lança no senhor as tuas preocupações e descansa nele pois ele cuida de ti ( 1 Pe 5 : 7) . só depois que a mente de Habacuque se abriu para isso e ele pode compreender que DEUS cuida de nós é que ele pode fazer a oração do inicio desta mensagem, uma última coisa, como evitar a ansiedade ? aprendendo a relaxar ! " Aquietai vos e aprendei que eu sou DEUS" Sl 46 : 10. que o senhor te abençoe !

0 comentários:

publicidade

Seguidores

Google-Translate-Portuguese to Spanish">

Web Radio Pão da Vida